Nossa Proposta
A proposta pedagógica do Colégio Âncora fundamenta-se na concepção sócio construtiva de ensino e aprendizagem que valoriza a construção do conhecimento, considerando os aspectos afetivos, cognitivos e sociais do educando e do educador. As teorias do desenvolvimento intelectual de Piaget e das relações com o meio de Vygotsky sustentarão os nossos trabalhos pedagógicos. O aluno se apropria do conhecimento através da mediação professor – aluno e das interações que estabelece com o meio onde vive num processo de criação, significação e resignação intensa.
A educação brasileira nos últimos tempos está sofrendo muitas mudanças, isso pode ser notado nos documentos feitos nos últimos tempos: O Plano Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais, mas o que todos esses documentos contemplam é uma educação que sirva para formar o cidadão completo para a atualidade, não importando a sua classe econômica.
Sabemos que isso é um grande desafio, proporcionar uma educação completa e uma formação integral que leve em conta cada um dos campos do conhecimento e cada novo aspecto da vida do homem.
A sala de aula não é o limite. Dia a dia incorporamos novos recursos e novas metodologias para um melhor aprendizado; utilizamos todas as ferramentas necessárias para que o aluno se desenvolva plenamente. Valores de vida, como respeito, honestidade, amizade, justiça e solidariedade são incentivados e construídos a cada instante.
Valorizamos um paradigma curricular que possibilita a interdisciplinaridade, abrindo novas perspectivas no desenvolvimento de habilidades para dominar esse mundo que se desenha. Utilizamos as novas concepções pedagógicas embasadas na ciência da educação que sinalizaram a reforma curricular expressa nos PCN’s e que surgiram como importante proposta e eficiente orientação para os professores. Os temas estarão vinculados ao cotidiano da maioria da população. Além do currículo composto pelas disciplinas tradicionais, inserimos temas transversais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, entre outros. Esta estrutura curricular deverá estar sempre em consonância com as diretrizes emanadas da legislação.
Ballet
É um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática.
Karate
Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.
O nível atingido por cada carateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas (classe Kyu), na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. A faixa branca é indicativa de principiante. Com pratica da atividade no nosso espaço o aluno se gradua conforme sua evolução no esporte.
Recreação Aquática
Ação que busca valorizar a experimentação de atividades, espontâneas ou orientadas, com vistas ao aprendizado e à manutenção de habilidades para a sua prática permanente em piscinas e em outros ambientes aquáticos.
Tecnologia
Nossa aula de tecnologia abrange Tablet em sala de aula a multifuncionalidade dos tablets proporciona e incentiva diferentes formas de aprendizagem. Por sua capacidade de traduzir em diferentes formatos o conteúdo da grade curricular, eles são ferramentas capazes de ajudar o professor a lidar com a diversidade existente entre os estudantes.
Educação Financeira
Buscamos através da educação financeira a modificação do comportamento das pessoas, desde pequeninas, por exemplo quando ensinamos a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira. A educação financeira está entre as aulas oferecidas na grade que são de suma importância para o ser humano e que precisam ser desenvolvidos o quanto antes.
Pretendemos
- Tornar o educando um sujeito do seu próprio desenvolvimento na comunidade;
- Oferecer um ensino de qualidade que favoreça o desenvolvimento da consciência crítica, que faça desabrochar práticas que venham a contribuir para a construção de uma sociedade justa;
- Estabelecer relações democráticas e fraternas entre educador/ educando.
- Promover a corresponsabilidade nas atividades escolares.
- Assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, objetivando alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesse e necessidades de aprendizagem, bem como a colocando salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
